MundoBola Flamengo
·28. Juli 2025
Emoção e promessa: veja bastidores da despedida de Wesley no Ninho do Urubu

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28. Juli 2025
O Flamengo oficializou a saída de Wesley na tarde desta segunda-feira (28), mesmo dia que o lateral-direito de 21 anos foi anunciado na Roma. Pouco antes da viagem para a Itália, a Flamengo TV gravou a despedida do jovem no Ninho do Urubu com abraços, palavras de agradecimento e emoção ao se despedir dos agora ex-companheiros, do técnico Filipe Luís e dos funcionários do clube.
“Primeiramente, agradecer a Deus por tudo que Ele fez na minha vida. Acho que aqui serviu de aprendizado não só para mim, mas para quase todo mundo do futebol que vive uma fase difícil, uma fase ruim, que todo mundo pode dar a volta por cima. Acho que esse foi o meu papel, de mostrar isso para todo mundo, e que siga assim, que eu consiga manter meu nível agora.”
Em seguida, o lateral comenta a transferência para o futebol europeu. A ida para a Roma representa a realização de um sonho antigo, tanto dele quanto da família, mas isso não diminui o sentimento de tristeza por deixar o clube que o revelou para o futebol profissional. Wesley reforça o carinho pelo Flamengo e garante que, se um dia voltar ao Brasil, só vestirá novamente o Manto Sagrado.
“Muito feliz de estar realizando o meu sonho, da minha família, e realmente o coração partiu de estar deixando esse clube que eu amo muito. Mas como todo mundo diz, nunca é um adeus, espero voltar. Só volto se for para o Flamengo, já falo agora. Não tem outro time que eu vou sair da Europa para mim se não for para o Flamengo. E muito feliz por tudo que construí aqui, e que minha carreira possa ser igual ou melhor do que foi aqui lá fora.”
O lateral também relembra com carinho sua última atuação pelo Flamengo, na vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão. Foi de Wesley o gol da virada, o que ele vê como um presente divino. Além de dividir os méritos com Viña, que iniciou a jogada com uma arrancada do campo de defesa.
“Não adianta, no tempo de Deus, Ele preparou esse clube para mim, de poder fazer uma despedida com o gol. Então, muito feliz, não tem como descrever. Eu falei para o Viña: o gol foi metade seu, voltou, arrancou lá de trás, metade do gol foi dele. Então, pude ajudar o time, fazendo o meu último gol, e quando voltar, espero fazer mais”, disse.
Wesley também fez questão de comentar o impacto das críticas que recebeu ao longo de sua passagem pelo clube. Ele disse que, em vez de se abater, usou os comentários negativos como combustível para melhorar. O jogador reconhece que esteve abaixo do que poderia render em certos momentos, mas viu nas cobranças um sinal de que esperavam mais dele.
“Se não fossem eles (torcedores), eu não me tornaria esse jogador que sou hoje, porque eu escutava as críticas, absorvia tudo. Então eu falava: 'Cara, se eles estão me criticando, é porque eles sabem o nível que posso chegar e sabem onde eu tô agora, não é o meu nível'. Então, botava a cabeça para trabalhar, falava: 'É isso que eles querem. Eu vou ficar quietinho, escutava quieto, trabalhava, trabalhava, trabalhava para dar o resultado.”
Na parte final do vídeo, o lateral-direito se despede dos colegas com votos de sucesso na temporada. Ele agradece pelo apoio que recebeu dentro do grupo e relembra com carinho a reação dos companheiros ao seu gol de despedida. Wesley ainda menciona um momento de reconhecimento por parte do meia Jorginho, recém-contratado, que disse ter se emocionado com sua trajetória.
“Meu recado é que desejo boa sorte para todo mundo, que o Papai do Céu abençoe todos que estão aqui, que os caras são fantásticos. Todo mundo me apoiou, todo mundo vibrou comigo na hora do meu gol, todo mundo, com a minha história, todo mundo vibra. Então, esses dias, o Jorginho chegou para mim e falou: caraca, eu vi tua história, mano, maneiro, e tal."
"Eu vi o cara lá fora, não sei quantos anos de Europa, Itália... então, um cara falar isso para mim é muito gratificante. Danilo, todo mundo, todo mundo me ajudou de certa forma. Então eu desejo toda a sorte do mundo para vocês no campeonato, que a gente possa ser campeão, porque a medalha vai chegar para mim. E é isso, boa sorte para todo mundo, que ninguém se machuque, que todo mundo fique bem", finalizou.
Wesley disputou 136 partidas pelo Flamengo, sendo 108 como titular, com 4 gols marcados e 6 assistências. O Garoto do Ninho deixa o Mais Querido com duas Copas do Brasil (2022 e 2024), uma Libertadores (2022), Supercopa do Brasil (2025) e dois Campeonatos Cariocas (2024 e 2025).