Zerozero
·5. April 2025
Em duelo de leões, os de Lourosa rugiram mais alto

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5. April 2025
O primeiro confronto da segunda volta da fase de Apuramento de Campeão da Liga 3 colocou frente a frente Lusitânia de Lourosa e Sporting B. Neste duelo de leões, foram os de Lourosa quem rugiram mais alto, tendo vencido por 2-1, numa partida que contou com uma reta final de loucos.
Pouco após o apito inicial, a equipa da casa colocou-se na frente do marcador, através da receita eficaz habitual: a bola parada. Na sequência de um pontapé de canto, Renato apareceu ao primeiro poste e cabeceou para defesa de Callai. Porém, o guardião do Sporting defendeu para a frente, deixando o esférico à mercê de Collard, que só teve de encostar.
Daí em diante, os comandados de Pedro Miguel entregaram a maioria da posse de bola ao adversário, procurando explorar o contra-ataque. Os leões do recém-chegado João Gião tiveram a bola, mas sem conseguir criar perigo durante todo o primeiro tempo.
Na reta final do primeiro tempo, Bruno Faria fez o 2-0, também na sequência de um canto. Inicialmente, o lance foi invalidado por fora de jogo mas, após escutar o VAR, o árbitro da partida validou o tento.
Ao intervalo, com uma dupla troca, o técnico do Sporting procurou agitar as águas, mas sem sucesso até por volta da hora de jogo. Ao minuto 66, Afonso Moreira colocou a bola no fundo das redes, num lance onde o VAR voltou a intervir para confirmar a legalidade da jogada do camisola 90 dos leões.
Na reta final do encontro, aconteceu de tudo. Quatro minutos para lá do tempo regulamentar, Carlos Teixeira foi chamado ao VAR para analisar uma possível agressão de Marcos Valente a João Muniz. Após sair da cabine, o árbitro, mesmo reconhecendo a existência desse toque na cara, não assinalou grande penalidade para o Sporting por ter visto uma falta anterior de João Muniz sobre Marcos Valente. O mesmo jogador do Sporting, já para lá da hora, desperdiçou uma chance de ouro à boca da baliza, ao atirar por cima da trave.
Com este resultado, o Lusitânia de Lourosa é cada vez mais líder, somando agora 19 pontos e tendo aumentado para sete a distância para o Sporting B, que se mantém em segundo, mas poderá cair em caso de triunfo da AD Fafe ou do vencedor do Atlético CP x Belenenses.
Live