MundoBola Flamengo
·18. Juli 2025
Dudu recebe punição rara no STJD e não enfreta o Flamengo na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18. Juli 2025
O atacante Dudu, que atualmente joga no Atlético-MG, foi punido nesta sexta-feira (18) pela 5ª turma do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão foi de suspender o jogador por seis jogos e aplicar uma multa de R$ 90 mil. Essa punição aconteceu depois que Dudu fez publicações consideradas ofensivas e misóginas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, clube pelo qual ele atuou por quase dez anos.
A punição foi baseada no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios, desrespeitosos ou ultrajantes relacionados a preconceito de gênero. Segundo o tribunal, Dudu extrapolou na crítica ao atacar diretamente Leila com frases ofensivas durante a polêmica saída do Palmeiras para o Cruzeiro, no começo de 2025.
Uma das publicações que contribuíram para a decisão foi feita em janeiro, quando ele escreveu nas redes sociais:
“O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera diferente da sua sra @leilapereira Me esquece VTNC.”
De acordo com a procuradoria do STJD, a sigla "VTNC" é bastante reconhecida como uma ofensa nas redes sociais. Dudu tentou argumentar em um processo anterior que a sigla significava "Vim Trabalhar no Cruzeiro", mas essa justificativa não convenceu os auditores. Em uma outra postagem, o atacante chamou Leila de "#falsamaisdoquenotade2reais", o que reforça o tom agressivo de suas mensagens.
Embora não tenha comparecido pessoalmente ao julgamento por estar com o compromisso com o Atlético-MG na noite anterior, Dudu enviou um vídeo para sua defesa. Leila Pereira esteve presente na sessão do STJD, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Com a decisão, Dudu está suspenso por seis jogos do Atlético-MG em competições da CBF. Isso inclui o jogo contra o Palmeiras neste domingo (20), pela 15ª rodada do Brasileirão, e os dois confrontos contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ainda é possível recorrer dessa punição.
O primeiro jogo ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, quinta-feira, às 21h30. O retorno a Belo Horizonte ocorre na semana seguinte, no dia 6 de agosto, quarta-feira, no mesmo horário.