Coluna do Fla
·19. August 2025
Conselho do Flamengo aprova emenda antirracista; veja possíveis punições

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19. August 2025

Racista não terá vez no Flamengo! O Conselho Deliberativo do clube aprovou, nesta terça-feira (19), uma emenda antirracista. Com isso, quem cometer o crime preconceituoso pode ser suspenso ou até expulso do Rubro-Negro. Entenda como a mudança pode impactar no dia a dia, principalmente dos sócios.
A emenda antirracista inclui dispositivos que vedam qualquer discriminação e punem atos de racismo cometidos nas dependências do clube. Desse modo, o Flamengo se compromete a combater as questões e promover políticas de conscientização, prevenção, inclusão e repressão a manifestações preconceituosas.
As possíveis penas valem para sócios, dirigentes, empresários, técnicos, membros da comissão técnica e mesmo atletas que cometam ou incentivem práticas racistas. A novidade prevê, ainda, que o associado pode ser suspenso por até um ano ou mesmo excluído do quadro social, especialmente em casos de reincidência.
Em abril, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, sugeriu o debate da emenda antirracista. Na época, o Flamengo recebeu muitas críticas após todos os clubes brasileiros assinarem um ofício enviado à Conmebol repudiando uma declaração do presidente da entidade, o paraguaio Alejando Domínguez, que disse que a Libertadores sem o Brasil seria o “Tarzan sem Chita”. Em resumo, a fala teve interpretação racista de vários torcedores.
Desse modo, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (20), contra o Internacional, pela Libertadores, em jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Assim sendo, a bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Beira-Rio, com o Mengão a um empate da vaga. Portanto, quem passar encara Estudiantes (ARG) ou Cerro Porteño (PAR).









































