
Central do Timão
·12. Juli 2025
Comissão de Ética do Conselho do Corinthians afasta aliados de Augusto Melo por atos do dia 31 de maio

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·12. Juli 2025
Os bastidores políticos do Corinthians seguem agitados. Nesta sexta-feira, 11 de julho, a Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians tomou medidas relacionadas aos acontecimentos no último dia 31 de maio, quando aliados do presidente afastado, Augusto Melo, foram até a sala de Osmar Stabile, que ocupa a presidência interina, exigindo a sua saída do cargo.
De acordo com a informação divulgada pelo jornalista Tiago Salazar, da Gazeta Esportiva, o órgão ratificou o afastamento de três sócios do clube: Claudinei Alves, Fernando Monteiro Alves e José Valmir da Costa, já suspensos anteriormente pela Comissão de Ética dos Associados, e estendeu a medida cautelar para outros 12 associados, após apuração e análise das imagens do dia em questão, por um período de 60 dias.
Foto: Reprodução/Instagram
Os novos afastados são Alessandro Ginez, Alexandre Martin, Diego Nunes de Carvalho, Hamilton da Silva Lima, Luiz Soriano, Marcelo Luiz Favretto, Marcos Ragazzi, Renan Bohus da Costa, Ricardo Jorge, Ricardo Rodrigues Namen, Robson Marculino Martins e Viviane Vicente. Todos terão um prazo de 15 dias úteis para se manifestarem. Os nomes foram divulgados pela CNN Brasil.
Além deles, o presidente afastado, Augusto Melo, também foi intimidado e terá o mesmo prazo para se pronunciar sobre o afastamento liminar. Os conselheiros Carlos Eduardo Melo Silva, Laercio Ferreira Victoria, Leandro Olmedila, Marcos Coelho Abdo, Maria Angela de Souza Ocampos, Mário Mello Júnior, Paulo Juricic, Paulo Rogério Pinheiro Jr., Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos, Rodrigo Simonnini Gonzalez e Ronaldo Fernandez Tomé passarão pelo mesmo processo que Melo.
Dos citados acima, Mário Mello Júnior, Paulo Juricic e Ronaldo Fernandez Tomé, membros da CE, foram impedidos de votar pois participaram dos atos. Diante disso, a Ética determinou que Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho Deliberativo, delibere a convocação de membros suplentes da Comissão.
No dia dos atos de 31 de maio, Maria Angela de Souza Campos, 1ª vice secretária do CD, afastou o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr, e se autoproclamou autoridade máxima do órgão e, inclusive, chegou a anular todas as ações de Tuma a partir do dia 9 de abril, dentre elas a votação de impeachment que afastou provisoriamente Augusto Melo da cadeira de presidente do Corinthians. Naquele dia, Romeu Tuma Jr fez duras críticas aos aliados de Augusto Melo e afirmou que os mesmos estavam dando um golpe no Corinthians.
Veja Mais: