![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·18. Februar 2025
Com Neymar, Lucas e Dudu, jogadores reclamam de campos sintéticos
![Artikelbild:Com Neymar, Lucas e Dudu, jogadores reclamam de campos sintéticos](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2024%2F12%2Fallianz-parque_081224.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18. Februar 2025
Alguns jogadores da elite do futebol brasileiro resolveram contestar os gramados sintéticos no futebol brasileiro. Nomes como Neymar (Santos), Gabigol e Dudu (Cruzeiro), Lucas Moura (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense), Alan Patrick (Internacional), Philippe Coutinho (Vasco) divulgaram uma campanha nas redes sociais nesta terça-feira contra os campos artificiais.
Os atletas postaram em suas contas uma imagem com a seguinte frase: “Futebol é natural, não sintético”. Ainda por cima, os jogadores publicaram um texto sobre o assunto.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com o tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, destacaram.
O gramado sintético começou a ser utilizado nos últimos anos no estádio de três clubes brasileiros na elite: Allianz Parque (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo) e Ligga Arena (Athletico-PR), este último rebaixado à Série B no fim de 2024. Agora, o estádio do Pacaembu, na capital paulista, também reabriu após um período de reforma com um campo artificial.
“Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso onde os atletas jogam e treinam. Futebol profissional não se joga em gramado sintético”, completou o comunicado dos jogadores.
Live