MundoBola Flamengo
·24. Dezember 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24. Dezember 2024
Desde 2019, apenas brasileiros conquistam a Copa Libertadores da América. Dois desses títulos foram rubro-negros, com o Mengão vencendo em 2019 e em 2022. O jornalista argentino Santi Demartino, que acompanha o futebol sul-americano e a Libertadores de perto na página La Gloria de América, exaltou os feitos do Mengão na competição.
Ele classificou o clube como o campeão mais efetivo dos últimos anos, destacando os feitos do Rubro-Negro, sobretudo com a campanha de 2022, quando o Rubro-Negro conquistou o Tri de forma invicta e tendo um dos melhores desempenhos da história.
"Dos últimos cinco campeões da Libertadores, há um que claramente foi mais efetivo e um que claramente, foi menos efetivo. Começando pelo mais efetivo dos últimos anos: Flamengo de 2022. Ganhou 12 partidas e empatou o restante. Campeão invicto com 94,9% de efetividade. Tremendo número. O segundo melhor da história atrás do Estudiantes de 69, mas que saiu campeão em uma campanha de quatro partidas", diz o estrangeiro.
Após exaltar o Flamengo, Santi Demartino prossegue com os números seguintes, e os dois títulos do Palmeiras aparecem na frente de Fluminense e Botafogo. Os cariocas, rivais do Flamengo, tiveram os piores aproveitamentos dos últimos anos entre campeões.
"Depois vem o Palmeiras, que teve 82% em 2020 e 77% em 2021. Continua com Fluminense, que teve 69% de 2023. E o mais fraco dos últimos cinco anos foi o Botafogo, que só conseguiu 59% dos pontos em jogo. Ganhou oito, empatou seis e perdeu três. De todo modo, uma campanha muito correta e um campeão totalmente merecido", finaliza.