City em Goodison Park: ao longo dos anos | OneFootball

City em Goodison Park: ao longo dos anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·17. April 2025

City em Goodison Park: ao longo dos anos

Artikelbild:City em Goodison Park: ao longo dos anos

No sábado, o City jogará no Goodison Park pela 100ª e última vez.

O Everton se mudará de seu histórico estádio ao final da atual temporada, encerrando os 133 anos de existência de um dos campos mais adorados do futebol inglês.


OneFootball Videos


Cercado por fileiras e mais fileiras de casas geminadas, com a trilha sonora de Z-Cars (um antigo drama da BBC ambientado na região) e testemunha de eventos incríveis, Goodison é um passeio especial para os torcedores da casa e de fora.

Sem dúvida, será uma despedida emocionante para os torcedores do Everton quando chegar a hora de darem adeus no próximo mês.

Para Pep Guardiola e seus jogadores, o foco neste fim de semana será nos três pontos em nossa busca pela Liga dos Campeões na próxima temporada.

No entanto, os Blues, jovens e veteranos, certamente vão querer aproveitar cada momento enquanto nos despedimos de um estádio que tem sido uma constante em nossas vidas.

Talvez isso evoque memórias da mudança do City de Maine Road para o Etihad Stadium em 2003, quando nos despedimos com lágrimas nos olhos de nossa antiga e amada casa, com a promessa de coisas melhores por vir.

Essa decisão foi vital para a formação do Manchester City que hoje se destaca como um dos maiores clubes do futebol mundial.

Embora os Toffees tenham conquistado o título da liga oito vezes desde que se mudaram para Goodison, em 1892, a última delas aconteceu em 1986/87.

Os torcedores do Everton esperam que essa mudança faça pelo clube o mesmo que fez por nós, mas, mesmo assim, não torna menos doloroso se afastar das memórias e tradições da sua antiga casa.

Quanto ao City, também temos muitas lembranças de Goodison.

Noventa e oito dos nossos 99 jogos anteriores lá foram contra o Everton, com apenas a vitória na semifinal da Copa da Inglaterra de 1904 sobre o Sheffield Wednesday sendo a exceção.

Artikelbild:City em Goodison Park: ao longo dos anos

Aquela vitória por 3 a 1 em 19 de março fez do Goodison uma parte vital do nosso primeiro grande troféu, já que conquistamos a FA Cup contra o Crystal Palace apenas algumas semanas depois.

Dos 98 jogos entre City e Everton no Goodison Park, é justo dizer que nossos anfitriões geralmente levaram a melhor. Os Toffees venceram 47 vezes, com o City vencendo em 26 ocasiões.

Marcamos 112 gols lá, sofrendo 161.

Nosso primeiro jogo em Goodison aconteceu em abril de 1900, quando os anfitriões venceram por 4 a 0.

Desde então, passamos a maior parte de nossas vidas na primeira divisão e, portanto, nos enfrentamos em Goodison quase todas as temporadas, inclusive em todos os anos em que o City conquistou o título.

Artikelbild:City em Goodison Park: ao longo dos anos

Em nossa primeira temporada de título da 1ª divisão, em 1936/37, o City foi até o Everton em março, em meio a uma sequência invicta que havia colocado o time de Wilf Wild com chances de conquistar o primeiro lugar.

Saímos com um empate por 1 a 1 e vencemos oito dos últimos 10 jogos, conquistando aquele histórico primeiro título da liga.

Em 1967/68, Joe Mercer e Malcolm Allison levaram nosso jovem e empolgante time ao Goodison em novembro, após uma derrota surpreendente para o Fulham. Nos estabilizamos com outro empate por 1 a 1, antes de uma sequência invicta que nos deixou na liderança para o eventual sucesso.

O próximo título do City só viria em 2011/12, quando sofremos um golpe significativo em nossas esperanças de título com uma derrota por 1 a 0 para um time liderado pelo recém-retornado David Moyes.

Artikelbild:City em Goodison Park: ao longo dos anos

Gareth Barry fazia parte do time do City naquele dia, mas se transferiria para o Everton mais tarde em sua carreira.

Em entrevista ao Guardian em 2016, ele descreveu o que tornava Goodison tão especial: "Para mim, Goodison é o campo mais difícil de se jogar fora de casa. Eu já passei por isso."

"Se você é um jogador adversário e quer dar um toque, mas a torcida está te apoiando, é um lugar difícil de jogar. Sob os holofotes aqui, a atmosfera é muito mais forte."

No entanto, é provável que a vitória por 3 a 2 em maio de 2014, quando nos aproximávamos do ápice de outra disputa épica pelo título, fique gravada na memória da maioria dos torcedores do City.

Com apenas três jogos restantes, o time de Manuel Pellegrini precisava ser perfeito para arrebatar o troféu do Liverpool.

Contra um Everton em boa fase, em busca da Liga dos Campeões, a partida nunca seria fácil.

E assim foi, com Ross Barkley abrindo o placar. No entanto, um gol de empate de Sergio Agüero e dois gols de Edin Dzeko em cada temponos colocaram em vantagem, antes de Romelu Lukaku garantir um final tenso para o jogo.

Uma atuação defensiva valente e uma gestão de tempo inteligente de Dzeko, em particular, nos levaram à conquista dos três pontos, que nos inspirariam por toda a partida.

Nosso próximo jogo verdadeiramente notável em Goodison Park foi uma derrota pesada na primeira temporada de Pep Guardiola na Inglaterra.

A derrota por 4 a 0 provou ser talvez o momento mais difícil do início do catalão na Inglaterra.

Ele se recuperou, é claro, e desde então liderou a maior era de domínio da história do futebol inglês – conquistando seis títulos em sete temporadas.

Aquele jogo em janeiro de 2017 também foi nossa última derrota para o Everton, com 13 vitórias e três empates em casa e fora desde então.

Durante esse período, marcamos 20 gols e sofremos apenas quatro no Grand Old Lady.

Alguns desses gols foram maravilhosos, incluindo um jogo majestoso de Ilkay Gundogan que praticamente garantiu o título da Premier League na nossa temporada 2022/23, onde conquistamos a tríplice coroa, e um belo chute de Bernardo Silva na temporada passada.

Embora haja espaço para sentimentalismo nas arquibancadas de ambos os lados do jogo de sábado, Guardiola estará totalmente focado em conquistar a nona vitória consecutiva no início do jogo.

Impressum des Publishers ansehen