Ceará Sporting Club
·22. Februar 2025
Cidade Vozão recebe membros do Conselho Deliberativo para detalhar processos da base alvinegra

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·22. Februar 2025
Foto: Gledson Jorge/CearaSC
O presidente João Paulo Silva, o CEO do futebol Haroldo Martins, Diretor das Categorias de Base, Israel Portela e demais gestores da base do Ceará detalharam sobre o desenvolvimento da formação alvinegra ao Conselho Deliberativo do Time do Povo, na Cidade Vozão, neste sábado, 22. No momento, o departamento de futebol de base explicou o funcionamento das etapas de desenvolvimento dos jovens atletas.
Os processos realizados pela Categoria de Base do Vozão englobam captação de atletas, análise de mercado, avaliação e monitoramento dos jogadores através dos setores de inteligência. Outros pontos como acompanhamento psicológico e social dos atletas, parceria com escolas e criação de projetos sociais também auxiliam no desenvolvimento de formação da base alvinegra.
Em processo de desenvolvimento contínuo no futebol, a ideia é implementar cada vez mais os processos do profissional às categorias de base. Hoje, o clube conta com setores de análise de desempenho e de mercado (DIMAS) e de saúde e performance (CESP) e a perspectiva é integrar, cada vez mais, essas metodologias de trabalho à base.
João Paulo Silva, Presidente do Ceará, detalhou para os conselheiros presentes das mudanças que estão sendo realizadas no clube e da integração entre base e profissional.
“Estamos promovendo melhorias estruturais, adquirindo equipamentos de ponta e reforçando a equipe de profissionais que trabalham para potencializar o desempenho tanto dos atletas como dos funcionários da base. É necessário trazer e formar os jogadores para cada vez mais integrar a base ao profissional para nos dar retorno financeiro e desportivo”, afirmou.
Carlos Cintra, membro do Conselho Deliberativo do Ceará, salientou a importância do encontro para entender o funcionamento da base.
“Um evento como esse é ótimo porque nos aproxima do time que torcemos. Para que possamos propor melhorias e exigir a excelência, temos que conhecer o clube. Pelo que vivencio da base, o que foi dito e tratado no encontro de hoje sobre melhorias e profissionalização da base é realmente o que vem acontecendo, não é algo que está só no papel”, concluiu.
A Cidade Vozão é um centro de treinamento para as categorias de base e conta com sete campos atendendo a atletas das categorias Sub-13,15,17, e 20, a estrutura do local conta ainda com refeitório, auditório, academia, centro médico e um alojamento com 18 quartos. Hoje, o CT aloja 60 e recebe mais de 300 atletas. Ao todo, são 85 profissionais de diversas áreas trabalhando para melhor atender os futuros craques do Mais Querido