
Palmeiras Online
·9. Mai 2025
Cerro Porteño se posiciona e tenta identificar autores de atos racistas contra torcedores do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·9. Mai 2025
Nesta quinta-feira (8 de maio), o Cerro Porteño finalmente se pronunciou sobre os atos racistas de seus torcedores contra os adeptos do Palmeiras, registrados durante a vitória do Verdão em Assunção pela quarta rodada da Copa Libertadores.
De modo resumido, o clube paraguaio repudiou as ações e afirmou que trabalhará com celeridade para identificar os responsáveis. Assim, quando o torcedor for identificado, ele será sancionado com expulsão do quadro de sócios (caso seja) e com a proibição de entrada no estádio.
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ Palpites de hoje+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram
Além disso, o Cerro prometeu identificar o torcedor para que as autoridades desportivas e nacionais cumpram as punições da legislação vigente. Contudo, vale destacar que, diferente do Brasil, racismo não é tipificado como crime no Paraguai.
Curiosamente, essas são as mesmas ações tomadas pelo Verdão após um torcedor palmeirense ser flagrado fazendo gestos racistas na direção dos paraguaios quando as equipes se enfrentaram no Allianz Parque.
Para quem não sabe, o Palmeiras identificou o torcedor, puniu com a expulsão do quadro de sócio torcedor e o cobrará na Justiça pelo ressarcimento da multa aplicada pela Conmebol, de 50 mil dólares.
De qualquer maneira, pelo menos três torcedores paraguaios foram flagrados. Um deles imitando um macaco, outro vestia uma camisa com a estampa do animal e um terceiro apareceu no mesmo local esfregando a pele do braço com a mão. Por fim, a Conmebol abriu procedimento disciplinar no caso.
O Clube Cerro Porteño condena energicamente o ocorrido na noite de ontem durante o encontro disputado entre Cerro Porteño x Palmeiras pela Libertadores.
A partir da nossa instituição, atuaremos com a maior celeridade para identificar o responsável pelo ato vergonhoso, com o apoio das autoridades competentes. Uma vez identificado, será sancionado institucionalmente com a expulsão como sócio – caso o seja – e/ou a proibição de entrada ao estádio e coloado à disposição das autoridades desportivas e nacionais, para que recebe as sanções se aplicável segundo os regulamentos e a legislação vigente.
Da mesma forma serão tomadas medidas para recuperar quaisquer danos que o clube possa receber como resultado de suas ações.
Lamentamos profundamente este fato isolado, apesar do constante esforço institucional e as distintas campanhas impulsionados pelo nosso clube.
Reiteramos nosso compromisso genuíno com a erradicação desses atos que danificam o esporte e de suprimir toda conduta, manifestação de racismo, xenofobia e discriminação nos locais desportivos.
Solicitamos aos torcedores e ao público em geral que nos acompanhem no objetivo de conseguir que o futebol seja um espaço livre de atos que danificam e mancham a máxima festa do esporte.
Consideramos que essas medidas são concretas e refletem nossa iniciativa e compromisso real na luta contra este problema histórico, reafirmando nossa postura constante de não utilizar estes fatos para outros fins que não o combate genuíno a este flagelo.