MundoBola Flamengo
·31. Juli 2025
Bruno Pet mostra como Filipe Luís pode encaixar reforços no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·31. Juli 2025
O Flamengo tem Saúl, Samuel Lino, Emerson Royal e Carrascal como reforços para o segundo semestre, além de Jorginho, que chegou antes da Copa do Mundo de Clubes.
A janela espetacular deixar Filipe Luís com "um leque de opções", segundo o analista tático Bruno Pet. O comentarista do canal Goat publica um vídeo sobre como o técnico do Flamengo pode encaixar seus novos craques.
O mais óbvio é Emerson Royal, que chega para suprir a saída de Wesley para a Roma. Mas as características são parecidas e ele deve emular quase perfeitamente o que o jovem fazia.
"Emerson Royal não tem muito segredo: é um lateral que vem para repor a saída de outro. O detalhe é que as características do Royal permitem que o Flamengo mantenha sua dinâmica atual do pelo lado direito, que é ter um meia ou ponta que jogue de fora para dentro, abrindo o corredor para a ultrapassagem do lateral", explica.
O Flamengo tem tido indefinição pelo lado esquerdo, e o ponta Samuel Lino, que chega do Atlético de Madrid, será um dos melhores do país, segundo Bruno Pet.
"Samuel Lino chega para uma posição que não tem dono hoje: a ponta esquerda. Cebolinha e Michael não estão rendendo e quem vinha jogando por ali era o Luiz Araújo. Só que desde que o Gerson foi negociado, o Luiz passou a jogar mais no lado direito. Com isso, o Bruno Henrique passou a atuar mais naquela posição, e nos últimos jogos, até o Arrascaeta. Dentro desse contexto, Samuel Lino chega, não só para ser o dono da posição, como para ser um dos melhores do país na função", comenta.
Talvez uma dor de cabeça boa, ou mesmo uma carta coringa. Mas o que ainda não se sabe é como Saúl vai atuar com Filipe Luís.
"O mais difícil de prever o encaixe é o Saúl. Mas é por um bom motivo: ele é muito versátil. Uma possibilidade seria substituir o Gerson pela direita. É uma função que ele já cumpriu na carreira, sendo um meia que joga de fora para dentro, e ajudaria o time a manter a dinâmica daquele lado", inicia.
Além disso, ele também pode jogar mais recuado.
"Outra possibilidade seria jogar mais recuado, tanto de primeiro volante, como de segundo. Mas disputar posição com Jorginho, Erick e companhia, não vai ser nada fácil", opina.
Muito se fala sobre o colombiano chegar para resolver uma questão aberta desde 2019: o reserva de Arrascaeta. Mas Bruno Pet explica como ele pode ser muito mais do que isso.
"Um meia que pode ser, sim, o tão sonhado substituto do Arrascaeta, mas que tem características diferentes. Carrascal é muito mais condutor do que passador. Dá para imaginar, por exemplo, ele cumprindo não só a função do 10, mas do 8, como um meia que vem de trás. Também dá para imaginar ele reproduzindo do lado esquerdo a mesma dinâmica do Flamengo no lado direito: um meia que vem de fora para dentro", conclui. Veja a análise completa abaixo.
Live