OneFootball
·21. Dezember 2024
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·21. Dezember 2024
A grande história escrita pelo Botafogo em 2024, que levou aos títulos do Brasileirão e da Libertadores, teve diversos protagonistas. Mas nenhum deles brilhou tanto quanto Luiz Henrique.
O Pantera Negra apareceu em momentos críticos para praticar atos dignos de um super-herói e por isso ele é o vencedor do Ballon D'OneFootball 2024.
A premiação, feita pelos jornalistas brasileiros do OneFootball, lista os jogadores que tiveram o melhor desempenho ao longo da temporada no Brasil, considerando todas as competições disputadas no ano.
Desde 12 de dezembro revelamos, um a cada dia, todos os dez primeiros colocados. Confira abaixo como ficou a lista:
Luiz Henrique chegou ao Botafogo no começo do ano na condição de contratação mais cara da história do futebol brasileiro.
O início não empolgou, mas pouco a pouco ele foi demonstrando que valeu a pena investir cerca de 20 milhões de euros na contratação junto ao Betis.
O atacante passou a infernizar as defesas adversárias, carregando a bola e avançando especialmente pela ponta direita.
A camisa 7, vestida por lendas da história do Botafogo, não podia ter dono melhor neste ano.
E não foi apenas no clube que Luiz Henrique demonstrou que estava vivendo uma fase inspirada.
Convocado para a Seleção Brasileira, ele marcou dois gols em dois jogos saindo do banco de reservas na Data Fifa de outubro. Um deles deu a vitória quase nos acréscimos da etapa final diante do Chile.
Luiz Henrique salvou o dia em vários momentos da temporada, mas nenhum ato de heroísmo foi tão grande quanto o da final da Libertadores.
Ele apareceu no maior palco do futebol sul-americano e justamente quando o Botafogo parecia estar vulnerável por conta da expulsão de Gregore no primeiro minuto.
Luiz Henrique abriu o placar na decisão contra o Atlético-MG e ainda no primeiro tempo sofreu o pênalti que resultou no segundo gol.
Foram lances decisivos para o clube conquistar a América pela primeira vez na sua história.
A grande atuação em Buenos Aires coroou uma temporada decisiva, marcada por gols também nas oitavas, nas quartas e nas semifinais da Libertadores.
📸 Buda Mendes - 2024 Getty Images