MundoBola Flamengo
·3. Februar 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3. Februar 2025
O Flamengo conquistou o título da Supercopa do Brasil diante o Botafogo com um futebol dominante e que impressiona. Muito disso tem a ver com a qualidade do elenco e do treinador, mas também da conexão entre essas duas partes, que fazem o Rubro-Negro ser uma verdadeira "ameça" aos outro clube da Série A, segundo o jornalista André Kfouri.
Para o jornalista, Filipe Luís hoje está em uma situação diferente da que outros treinadores que passaram nos últimos ano estiveram. Com a sintonia que tem com o elenco, André não vê a possibilidade de atletas com falta de gana ou "desobediência tática", já que o atual elenco, mais do que nunca, comprou a ideia de seu comandante.
"O Filipe Luís dá prosseguimento ao trabalho dele. Só que como é um trabalho que continua, e como é um treinador, como ele falou na entrevista de hoje, em total sintonia com os seus jogadores, o Flamengo dá passos à frente", afirmou o jornalista.
Em cima disso, André Kfouri vê chance zero de Filipe Luís sofrer com "mal" de treinadores recentes, destacando sob essa evolução de seu trabalho com a parte do convencimento dos atletas. Algo que, por exemplo, não aconteceu com o antecessor, Tite, que apesar de chegar e terminar 2023 "em alta", no ano seguinte não conseguiu fazer o time desempenhar e muito menos evoluir, perdendo o elenco posteriormente.
"Acho que tem poucas possibilidades de acontecer com o Filipe Luís o que se passou com outros treinadores nesse momento em que o Flamengo é candidato a tudo. Ou jogadores saciados não se entregam da maneira como deveriam, e eu não estou dizendo que é corpo mole, que é de propósito. O trabalho não é levado no percentual de compromisso do grupo como deveria. Ou não obedecem ao seu técnico. Não acho que isso vai acontecer", disparou André Kfouri.
Com essa sintonia, o jornalista vê o Flamengo gerando um grande problema para as equipes candidatas a títulos no Brasil, já que fora isso o Mengão ainda conta com o melhor elenco do continente.
"Isso é um grande problema para as demais equipes que são candidatas, porque o elenco do Flamengo é o melhor do Brasil e do continente sul-americano. Com alguma distância para os demais, como nós vimos hoje", avaliou.
Diferente talvez das duas últimas duas temporadas (2023 e parte de 2024), em que o Flamengo dependia muito de brilhos individuais para se sair bem nas partidas e competições, com Filipe Luís, se vê um time muito mais homogêneo e que consegue desempenhar no coletivo.
Essa situação foi destacada por André Kfouri, que enxerga o Fla no auge de sua capacidade coletiva, já que atua em alto nível, com todos os jogadores mantendo a intensidade logo no começo do ano e em uma partida importantíssima valendo titulo, diante um grande rival.
"Não é um exagero dizer, claro, quem é que poderia falar que o Flamengo está no auge da sua capacidade coletiva? Se perguntar isso pro Filipe Luís, ele vai dizer 'é claro que não'. Mas o Flamengo atua em alto nível no começo de fevereiro. Isso dá para dizer. Porque hoje enfrentou o Campeão Brasileiro e Sul-Americano", destacou o jornalista.
Quanto a final da Supercopa, Kfouri avaliou o jogo como confortável para o Flamengo, mesmo valendo titulo, chegando a uma conquista merecida pelo futebol apresentado.
"Botafogo foi absolutamente superado pelo Flamengo. O Flamengo fez um jogo confortável hoje numa decisão de título, num jogo que valia a taça e de maneira muito merecida conquista esse troféu da Supercopa", disse André Kfouri.
O próximo desafio do Flamengo de Filipe Luís será diante a Portuguesa-RJ, nesta quarta (5), no Parque do Sábia (MG). Após esse jogo, o Rubro-Negro terá uma sequência de três clássicos, diante Fluminense, Botafogo e Vasco, respectivamente.