Gazeta Esportiva.com
·23. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23. Januar 2025
Por Rodrigo Matuck
O Santos foi superado por 2 a 1, de virada, para o Palmeiras, nesta quarta-feira, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O revés na Vila Belmiro deixou clara a necessidade do Peixe se reforçar.
O técnico Pedro Caixinha tem poucas opções para usar no decorrer dos jogos. O elenco é limitado. O time até conseguiu jogar bem no primeiro tempo, mas perdeu força na etapa final do clássico.
Na defesa, por exemplo, João Basso mostrou muito nervosismo dentro de campo e deu a entender que não pode ser titular. Zé Ivaldo teve uma atuação razoável, mas ainda longe de passar confiança ao torcedor.
No meio de campo, Caixinha conta apenas com Diego Pituca, Tomás Rincón e João Schmidt. Pituca está abaixo do que já mostrou pelo Alvinegro Praiano. Rincón é o que vive melhor fase, mas está com 37 anos e o físico já não aguenta mais a insanidade do calendário brasileiro. Schmidt, por sua vez, caiu muito de rendimento desde a reta final da última temporada e ainda não recuperou o bom futebol.
Falta também um camisa 10. Atualmente, quem está fazendo essa posição é Yeferson Soteldo, porém essa não é sua especialidade.
Já no ataque, o técnico está tendo que usar Luca Meirelles, de apenas 17 anos, como centroavante titular, já que Wendel ainda não conseguiu engrenar. Na ponta direita também faltam opções. Lucas Braga já deu sinais de que não é o nome certo para o setor. Na esquerda, pelo menos, Guilherme segue se destacando.
No momento, o Santos tem mais dois nomes engatilhados: o meia Álvaro Barreal e o atacante Tiquinho Soares. Os dois ainda não foram anunciados. O argentino levará mais tempo para estrear, pois está em reta final de recuperação de cirurgia. Já o centroavante aguarda questões burocráticas para ser liberado.
E claro, ainda há a chance de Neymar desembarcar na Vila Belmiro. O atacante seria muito desequilibrante, porém é preciso dar suporte a ele dentro de campo. Não basta depositar todas as fichas no craque e acreditar que ele vai resolver em todas as fases do gramado.
O Alvinegro Praiano está em segundo do Grupo B do Estadual, com quatro pontos. O líder é o Guarani, que também tem quatro e visita o São Paulo nesta quinta-feira. Red Bull Bragantino, com três, e Portuguesa, com dois, completam a chave.
O Santos volta a campo no próximo sábado, quando visita o Velo Clube, pela quarta rodada do Paulistão. A bola rola no gramado do Benitão, em Rio Claro (SP), a partir das 18h30 (de Brasília).