Coluna do Fla
·5. Juli 2025
“A pior ideia já implementada no futebol”: campeão mundial contra o Flamengo detona Copa do Mundo de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·5. Juli 2025
Técnico do Liverpool (ING) campeão mundial contra o Flamengo em 2019, Jurgen Klopp detonou a nova Copa do Mundo de Clubes. Para o alemão, o torneio que acontece nos Estados Unidos é a “pior ideia já implementada no futebol”. Como argumento, o atual diretor global de futebol da Red Bull entende que a competição pode prejudicar a questão física dos atletas envolvidos.
– A pior ideia já implementada no futebol. Entendo quem diga que o dinheiro (recebido) para participar é uma loucura. Mas isso não acontece com todos os clubes. (…) No ano passado, houve a Copa América e a Eurocopa. Este ano, temos a Copa do Mundo de Clubes e, no ano que vem, temos a Copa do Mundo. Isso significa que não há recuperação real para os jogadores envolvidos, seja física ou mental -, disse Klopp, em entrevista ao jornal alemão ‘Die Welt’.
– Temo que os jogadores sofram lesões sem precedentes na próxima temporada. Se não na próxima, será na Copa do Mundo ou depois. Esperamos constantemente que nossos jogadores encarem cada jogo como se fosse o último. Repetimos isso a eles 70 ou 75 vezes por ano. Mas não pode continuar assim. Temos que dar-lhes descanso, porque sem eles, eles não conseguirão ter um desempenho ideal a longo prazo. E se não conseguirem fazer isso, todo o produto perde o seu valor para os vendedores -, acrescentou.
A FIFA planeja realizar o Mundial de Clubes a cada quatro anos, ou seja, o próximo seria em 2029. No entanto, o local ainda não está definido, e o Brasil é um dos candidatos a sediar a competição. Quatro times já têm vagas confirmadas: PSG-FRA (atual campeão da Champions League), Al-Ahli-SAU (vencedor da última Champions Asiática), Cruz Azul-MEX (dono do troféu da ConcaChampions) e Pyramids-EGI (campeão da África).
Na primeira Copa do Mundo de Clubes com 32 times, o Flamengo terminou na 11a posição, com duas vitórias (Espérance-TUN e Chelsea-ING), um empate (Los Angeles-EUA) e uma derrota (Bayern-ALE). Para jogar o Mundial de 2029, o Rubro-Negro precisa vencer pelo menos uma das quatro próximas Libertadores da América.