Revista Colorada
·20. August 2025
A ideia proposta pela CBF para a Conmebol sobre as próximas edições da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·20. August 2025
Na atual edição da Libertadores da América, o Brasil conta com oito representantes, sendo que três já foram eliminados.
O Corinthians caiu na segunda fase eliminatória do torneio, antes mesmo de ingressar na etapa por grupos.
Já o Bahia acabou ficando na terceira colocação do grupo F, que foi liderado pelo Internacional, e também já está eliminado.
Por fim, o Fortaleza caiu na noite da última terça-feira, após ser superado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, nas oitavas de final.
Além do Internacional, o Flamengo, o Palmeiras, o Botafogo e o São Paulo seguem com chances de erguer o troféu da competição continental.
Visando as próximas edições da Libertadores da América, contudo, o número de times brasileiros classificados pode diminuir.
Segundo informações reveladas pelo jornal “O Globo”, a CBF apresentou uma proposta para a Conmebol visando tirar os times do Brasil da “pré-Libertadores”.
Desta forma, ao invés de duas vagas nas fases prévias, a CBF gostaria de garantir mais um classificado de forma direta para a fase de grupos.
A sugestão visa facilitar a reorganização do calendário nacional, que está sendo repensado desde que Samir Xaud assumiu o comando da entidade.
Desta forma, se a ideia for aprovada pela Conmebol, o Brasil teria cinco vagas via Brasileirão e uma através da Copa do Brasil. Além de eventuais acréscimos por títulos continentais.
É improvável, contudo, que essa mudança seja aprovada pela Conmebol já visando a próxima temporada. A tendência é de que ele entre em vigor somente a partir de 2027.