OneFootball
Rodrigo Machado·24 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Rodrigo Machado·24 de novembro de 2023
Que fase vive o Rio de Janeiro…😥
Nesta sexta-feira (24), o Comitê de Disciplina da Fifa abriu investigação para apurar o que de fato ocorreu na briga que antecedeu o clássico entre Brasil e Argentina, no Maracanã, na última terça (21), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Uma pancadaria entre a torcida brasileira, policiais militares e torcedores argentinos, no setor Sul do Maracanã, atrás de um dos gols, atrasou em 30 minutos o início do jogo vencido pelos hermanos, por 1 x 0.
Assim, a entidade máxima do futebol decidiu abrir um processo contra a Confederação Brasileira de Futebol. A CBF foi enquadrada no artigo 17 do Código Disciplinar (ordem e segurança nas partidas).
Por sua vez, a Associação de Futebol da Argentina (AFA) também não escapará de uma possível punição, já que foi enquadrada no artigo 14.5 (atraso no início do jogo) e no artigo 17.2 (perturbação de torcida).
Bem, as punições variam bastante.
Por exemplo, as entidades podem ser multadas, disputar uma ou mais partidas sem público (ou com limitação de público), proibidas de mandar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro ou até, num caso mais extremo, a dedução de pontos e expulsão de competições.
No entanto, não há prazo determinado para uma decisão da FIFA sobre o que será feito.
O fato é que o que ocorreu não ficará impune!
Foto de destaque: Wagner Meier/Getty Images