Jogada10
·29 de junho de 2023
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·29 de junho de 2023
O Boca Juniors não apenas está nas oitavas de final da Libertadores como avançou em primeiro no Grupo F. O status da classificação foi confirmado com a goleada por 4 a 0 frente ao Monagas, nesta quinta-feira (29), em La Bombonera. Assim, o Xeneize avança com 13 unidades enquanto os venezuelanos, com cinco unidades e na lanterna, ficou sem calendário continental para o segundo semestre.
Mesmo com os anfitriões tendo notoriamente mais posse de bola e buscando ser impositivo através de jogadas rápidas, o Monagas não se limitava apenas a defender as imediações de sua área, pelo contrário. Quando possível, preferia a saída de jogo com troca de passes e chegou a assustar a meta de Sergio Romero quando Andrés Romero, dentro da grande área, teve seu chute providencialmente bloqueado pela zaga boquense.
Gradualmente, quem acabava tendo mais possibilidades e até mesmo capacidade de fazer sua movimentação ofensiva resultar em jogadas melhor armadas eram os venezuelanos apesar de, no terço final, ter dificuldade em finalizar. Por outro lado, o Boca Juniors não tinha a mesma desenvoltura de seu adversário e, com isso, preferia maior ousadia na hora de concluir as jogadas e arriscava com mais constância. Foi dessa maneira que, em cobrança de escanteio vindo da direita executada por Pol Fernández, o lateral-direito Marcelo Weigandt teve a oportunidade mais clara da etapa inicial ao testar com força e ver a pelota carimbar a trave esquerda do goleiro Jorge Roa.
Iván Anderson e Valentin Barco em Boca Juniors x Monagas – Juan Mabromata/AFP via Getty Images
Na reta final da primeira etapa, o confronto teve elemento com capacidade de desequilíbrio quando o zagueiro Bruno Valdez cometeu falta quase na altura da meia-lua já tendo cartão amarelo e tomou a segunda advertência que resultou na sua expulsão. Todavia, três minutos depois, Martín Payero viu a sua finalização se transformar em cruzamento onde Weigandt, na segunda trave, veio complementando e abriu a contagem em La Bombonera aos 39.
Em apenas cinco minutos, o contexto que já era difícil para a equipe visitante buscar a virada que lhe interessava tornou-se ainda mais complexo. Isso porque, depois de perder a bola no ataque e já tendo cartão amarelo, o centroavante Abdiel Arroyo fez dura falta em Pol Fernandez e tomou o segundo cartão, também sendo expulso.
Depois desse momento, as forças e capacidade dos venezuelanos em causarem uma reviravolta na partida notoriamente se esgotaram e favoreceram o crescimento do Boca Juniors no confronto. Com isso, parecia questão de tempo até que o marcador fosse ampliado na cidade de Buenos Aires. Aos 17 minutos, Frank Fabra recebeu em velocidade na lateral-esquerda e deu um toque sutil na passagem de Valentin Barco onde o atacante ajeitou e bateu rasteiro, em diagonal, fugindo do alcance de Jorge Roa.
O placar em La Bombonera poderia ter ficado ainda mais dilatado na reta final do compromisso quando Pol Fernández e Barco (ambos duas vezes) pararam em lindas defesas de Roa. Porém, aos 41 minutos, Luiz Vázquez recebeu ótima bola dada por Esteban Rolón, girou em cima da marcação e bateu de esquerda bola que foi tocada pelo arqueiro do Monagas, mas que balançou as redes. 3 a 0, placar final.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo