OneFootball
Alexandre Fernandes·06 de março de 2023
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Alexandre Fernandes·06 de março de 2023
Toda criança que tem o sonho de se tornar um jogador de futebol deseja atuar em uma partida de Liga dos Campeões.
E isso não foi diferente com Nuno Mendes, lateral-esquerdo do PSG, que está realizando este sonho nesta temporada.
Além disso, o português de 20 anos está tendo essa experiência ao lado de estrelas que cresceu admirando, como Lionel Messi.
“Eu me lembro até hoje”, disse Nuno Mendes, em entrevista exclusiva ao OneFootball, como parte da série FedEx Next In Line.
“As aulas da escola terminaram, e eu estava indo para casa. Naquele dia, eu estava sozinho, não tinha ninguém em casa. De repente, vejo este senhor atrás de mim. Eu continuei e cheguei em casa. Ele chegou e subiu também. Eu estava assustado. Abri a porta, e o homem disse: ‘calma, calma, sou olheiro do Sporting’. E então fiquei mais calmo. E conversamos muito até minha mãe chegar”.
“Ele estava assistindo meus jogos e disse que gostava muito de mim. Gostaria que eu, com nove anos, fizesse algum treino no Sporting”.
Passando para 2022, Nuno Mendes está jogando ao lado do argentino na principal competição de clubes do futebol.
“A Liga dos Campeões tem um clima diferente dos campeonatos nacionais, das copas nacionais. Há muita pressão. E não sei explicar, mas, quando ouvi o hino da Champions League pela primeira vez, fiquei arrepiado”, revelou.
“Foi contra o Brugge, na Bélgica. Foi um dia muito importante para mim. Fiquei muito, muito feliz por ter participado do meu primeiro jogo. Nervoso, claro. É normal. Eles me deram muita confiança e conversaram comigo para me manter calmo”.
“Infelizmente, não marcamos, mas foi bom para me encaixar no jogo e estar mais confortável nele. Sempre que posso, vejo a Liga dos Campeões. Jogos grandes, times de ponta.
“É sempre bom assistir aos jogos e também aprender algumas coisas. Me lembro de um jogo Sporting x Barcelona, fui no estádio para assistir a esse jogo. Havia uma atmosfera diferente, com muita fumaça, muito barulho”.
Outro companheiro de PSG, Sergio Ramos, ajudou o Real Madrid a vencer uma final da Champions League contra o Atlético de Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
Nas oitavas de final da principal competição de clubes do mundo, Nuno Mendes enfrentará o Bayern de Munique, na Allianz Arena, onde um de seus ídolos se consagrou.
“Sempre gostei de jogadores na minha posição. Eu sigo mais jogadores na minha posição do que em outras posições. O jogador que sempre gostei, que sempre apreciei, é o Alaba. Desde pequeno, eu gostava muito do jeito que ele jogava. Marca muitos gols, tanto em cobrança de falta quanto com a bola rolando. Ele defende muito bem. Acho que ele faz quase tudo bem”.
Nuno Mendes vem se destacando nesta temporada, desde a sua mudança de Lisboa para Paris. Mas o lateral português reconhece que há sempre espaço para melhorar. E, felizmente, ele tem a chance de se testar diariamente contra os melhores jogadores do mundo nos treinos.
“Eu sempre disse ao meu agente que gostaria de jogar no PSG. Felizmente, estou no Paris Saint-Germain, onde queria muito estar. Foi uma grande mudança quando cheguei aqui. Os jogadores pensam muito rápido. Eles jogam com um ou dois toques, um futebol simples. Os jogadores são de primeira linha”.
“Há coisas que posso aprender. Na Liga dos Campeões todos os detalhes contam. Da forma como jogamos aqui no PSG, somos um time muito ofensivo. Analisamos os jogadores, o que eles fazem. Como zagueiro, acho que nos ajuda muito saber o que eles estão acostumados a fazer e o que fazem de melhor. Eu me concentro mais na defesa porque não sofrer gols é o mais importante para o time”.
“Tenho evoluído defensivamente e é isso que pretendo fazer. Não sou um jogador que dribla muito, mas, às vezes, eu tenho que fazer isso. Temos jogadores de primeira qualidade que podem fazer isso, como Neymar, Messi, Mbappé. São jogadores que entram nos jogos e fazem o que querem. No um contra um, eles podem passar por você com muita facilidade”.
“Enfrentá-los treinando me permite melhorar a cada dia. Tenho evoluído bastante. Sempre que treinamos e estou com um deles, isso é ‘bom’ para mim. Bom, entre aspas, porque eu aprendo”.
Com apenas 20 anos, a curva de aprendizado foi íngreme, mas Nuno Mendes enfrentou o desafio de frente.
Agora ele tem a oportunidade e as ferramentas para impressionar dentro e fora do campo. Como ele pretende ser lembrado quando olhar para trás em sua carreira?
“Uma pessoa calma, trabalhadora, humilde. Um jogador que teve muita influência no futebol. Quero ser reconhecido por isso. Ainda tenho um longo caminho a percorrer. Ainda tenho muito tempo para evoluir. Eu gostaria de ganhar todas as competições em que estou. Pretendo deixar minha marca no futebol. Esse é o meu objetivo”.
Foto de destaque: Divulgação