🧐 Eliminatórias europeias: classificados, eliminados e vagas abertas | OneFootball

🧐 Eliminatórias europeias: classificados, eliminados e vagas abertas | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Vitor Geron·13 de outubro de 2021

🧐 Eliminatórias europeias: classificados, eliminados e vagas abertas

Imagem do artigo:🧐 Eliminatórias europeias: classificados, eliminados e vagas abertas

Terminada mais uma rodada das Eliminatórias Europeias a disputa nos grupos já está na reta final. Na próxima data Fifa, em novembro, conheceremos oito seleções que vão se juntar a Alemanha e Dinamarca na Copa do Catar em 2022.

Alemães e dinamarqueses garantiram a liderança de seus grupos na rodada passada e foram as primeiras seleções europeias a carimbar o passaporte para o Catar.


Vídeos OneFootball


Mas o OneFootball aproveita para fazer um resumão de como estão as Eliminatórias da Europa, quem está quase garantido, as seleções que ainda brigam, e as que já começaram o projeto para a Copa de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.

Classificadas 🇩🇰 🇩🇪

Como já citado, Dinamarca e Alemanha estão garantidas na Copa de 2022. A Dinamarca é líder com 100% de aproveitamento no Grupo F e vai para o sexto Mundial. A tetracampeã Alemanha lidera o Grupo J e vai para a 20ª Copa.

Perto da vaga 🇵🇹 🇫🇷 🇧🇪 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

A seleção de Portugal está em segundo no Grupo A, um ponto atrás da Sérvia, mas tem um jogo a menos. Os portugueses ainda enfrentam os sérvios, em casa, e a eliminada Irlanda. Portugal só depende dos próprios resultados para garantir a vaga e empurrar a Sérvia para a repescagem.

Apesar de o Grupo D estar bem aberto, a França está perto da vaga. Com três pontos de vantagem e um jogo a menos que a vice-líder Ucrânia, os atuais campeões enfrentam ainda Cazaquistão e Finlândia pela vaga direta.

A Bélgica está muito perto da vaga no Grupo E. Uma vitória sobre a eliminada Estônia ou pelo menos um empate com País de Gales na última rodada garantem os belgas no Mundial. Gales e República Tcheca devem avançar à repescagem, um com o segundo lugar do grupo, e outro pela campanha na Liga das Nações.

A Inglaterra lidera o Grupo I com apenas três pontos de vantagem para a Polônia, mas tem um confronto contra San Marino, que só perdeu e fez apenas um gol até aqui. Os ingleses ainda encaram a Albânia e são favoritos para a vaga direta.

Ainda na disputa 🇪🇸 🇸🇪 🇬🇷 🇮🇹 🇨🇭 🇺🇦 🇫🇮 🇧🇦 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 🇮🇱 🇳🇱 🇳🇴 🇹🇷 🇲🇪 🇷🇺 🇭🇷 🇵🇱 🇦🇱 🇭🇺 🇷🇴 🇲🇰 🇦🇲 🇮🇸

No Grupo B, Espanha (13 pontos) e Suécia (15 pontos) brigam pela liderança e terão pela frente um confronto direto que deverá definir quem fica com a vaga e quem vai pra repescagem. O jogo será na Espanha, mas um empate poderá servir para os suecos, caso ambas vençam na rodada anterior. A Espanha encara a Grécia (com chances remotas) e a Suécia pega a eliminada Geórgia.

Situação semelhante ocorre no Grupo C. Itália e Suíça somam 14 pontos com duas rodadas pro final. A diferença é que o confronto direto aqui é na penúltima rodada, na Itália.

Se a França está perto da vaga no Grupo D, Ucrânia (9 pontos em sete jogos), Finlândia (8 pontos em seis jogos) e Bósnia (7 pontos em seis jogos) ainda lutam, no mínimo, pela vaga na repescagem. A Bósnia enfrenta ucranianos e finlandeses em casa nas duas últimas rodadas.

O Grupo F tem a Dinamarca classificada e a Escócia muito perto da repescagem. Se vencerem a lanterna Moldávia na próxima rodada, os escoceses avançam aos playoffs e eliminam Israel, outra seleção ainda com chances.

O Grupo G reserva grandes emoções para o fim. Holanda (19 pontos), Noruega (17 pontos), Turquia (15 pontos) e Montenegro (11 pontos) seguem na disputa. As rodadas finais terão confrontos diretos como Montenegro x Holanda, Holanda x Noruega, Turquia x Montenegro. A Turquia ainda tem um jogo contra Gibraltar (que não pontuou) e a Noruega encara a eliminada Letônia.

Assim como nos Grupos B e C, no H a disputa é pra ver quem fica com a vaga direta e quem vai pra repescagem. Rússia (19 pontos) e Croácia (17 pontos) têm jogos fáceis contra Chipre e Malta, respectivamente, e devem definir a classificação no confronto direto da última rodada, na Croácia.

O Grupo I tem a Inglaterra com a classificação encaminhada. Polônia (17 pontos), Albânia (15 pontos) devem lutar pela vaga na repescagem. A Hungria (11 pontos) tem chances remotas, mas dependeria de tropeços de poloneses e albaneses contra a fraca seleção de Andorra.

O Grupo J, da Alemanha, também está bem aberto para a segunda vaga. Romênia (13 pontos), Macedônia do Norte (12 pontos), Armênia (12 pontos) e Islândia (8 pontos) seguem na disputa. Os islandeses têm confrontos diretos contra Romênia e Macedônia do Norte, mas ambos fora de casa. A Armênia enfrenta a Macedônia do Norte, além da Alemanha. Em vantagem na pontuação, a Romênia tem um jogo mais tranquilo contra Liechtenstein.

Garantida na repescagem 🇦🇹

Os dez segundos colocados vão se juntar a duas seleções campeãs de grupos na Liga das Nações que não conseguirem a vaga direta ou pra repescagem pelos grupos. É o caso da Áustria, sem chance de vaga no Grupo F, mas garantida na repescagem via Liga das Nações.

Eliminadas 🇱🇺 🇮🇪 🇦🇿 🇬🇪 🇽🇰 🇧🇬 🇱🇹 🇰🇿 🇪🇪 🇧🇾 🇫🇴 🇲🇩 🇱🇻 🇬🇮 🇸🇰 🇸🇮 🇲🇹 🇨🇾 🇦🇩 🇸🇲 🇱🇮

A lista de seleções europeias que não estarão na Copa de 2022 tem: Luxemburgo, Irlanda, Azerbaijão, Geórgia, Kosovo, Bulgária, Irlanda do Norte, Lituânia, Cazaquistão, Estônia, Belarus, Ilhas Faroe, Moldávia, Letônia, Gibraltar, Eslováquia, Eslovênia, Malta, Chipre, Andorra, San Marino e Liechtenstein.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Foto destaque: Christopher Pike/Getty Images for Supreme Committee 2022