Grandes clubes europeus planejam criação de Super Liga; Uefa responde | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Matheus Palmieri·18 de abril de 2021

Grandes clubes europeus planejam criação de Super Liga; Uefa responde

Imagem do artigo:Grandes clubes europeus planejam criação de Super Liga; Uefa responde

Alguns dos grandes clubes europeus entraram acordo em formar uma nova competição.

Chamada de Super Liga Europeia, ela conta com a aprovação de 15 times dos chamados Top-5 campeonatos da Europa. A informação foi dada pelo New York Times.


Vídeos OneFootball


A ideia da competição é que se tenha sempre 15 clubes fixos que não podem ser rebaixados. Outros cinco entrariam para formar uma liga de 20 equipes.

Imagem do artigo:Grandes clubes europeus planejam criação de Super Liga; Uefa responde

A principal razão para essa medida é o desacordo com algumas posturas da Uefa, como a ampliação da fase de grupos da Champions League para 36 equipes, que ainda não foi oficializada pela entidade

Há um investimento de cerca de 6 bilhões de euros para o projeto que deve iniciar na temporada de 2023/24, segundo a publicação.

A Uefa soltou uma nota sobre a medida, ao lado de algumas das Top-5 Ligas Europeias, ameaçando banir os clubes de campeonatos nacionais e europeus (veja completa abaixo).

Imagem do artigo:Grandes clubes europeus planejam criação de Super Liga; Uefa responde

A Fifa, por outro lado, baniria os jogadores dessas equipes de representarem seus países em competições.


Confira alguns dos clubes no projeto da Super Liga Europeia:

  • Barcelona
  • Real Madrid
  • Juventus
  • Milan
  • Manchester United
  • Liverpool
  • Arsenal
  • Chelsea
  • Tottenham Hotspur

Clubes que foram convidados e não assinaram o documento:

  1. Bayern de Munique
  2. Borussia Dortmund
  3. Paris Saint-Germain

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Confira o comunicado oficial da Uefa:

A UEFA, a Federação Inglesa de Futebol e a Premier League, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a LaLiga, e a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Lega Serie A descobriram que alguns clubes ingleses, espanhóis e italianos podem estar planejando anunciar a criação de uma Super Liga fechada.

Se isso acontecer, queremos reiterar que nós – UEFA, FA Inglesa, RFEF, FIGC, Premier League, LaLiga, Lega Serie A, mas também FIFA e todas as nossas associações membros – permaneceremos unidos em nossos esforços para impedir este projeto cínico, que se baseia no interesse de alguns clubes em um momento em que a sociedade precisa mais do que nunca da solidariedade.

Vamos considerar todas as medidas ao nosso alcance, em todos os níveis, judiciais e desportivos, a fim de evitar que isso aconteça. O futebol é baseado em competições abertas e mérito esportivo; não pode ser de outra maneira.

Conforme anunciado anteriormente pela FIFA e as seis Federações, os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, e seus jogadores serão proibidos  de representar suas seleções nacionais.

Agradecemos aos clubes de outros países, especialmente os clubes franceses e alemães, que se recusaram a assinar. Apelamos a todos os amantes do futebol, torcedores e políticos, a juntarem-se a nós na luta contra este projeto, caso venha a ser anunciado. Esse interesse pessoal persistente de alguns está acontecendo há muito tempo. Já é suficiente.


Foto de destaque: IMAGO / Poolfoto