OneFootball
Luiz Signor·25 de julho de 2020
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Luiz Signor·25 de julho de 2020
Chegou a hora de se despedir da história edição 2019/2020 da Premier League, a que ficará marcada pelo histórico título de um irresistível Liverpool.
E a 38ª e última rodada da competição, que terá todos os seus dez jogos a partir das 12h (de Brasília) deste domingo promete fortes emoções.
Sobram atrativos nas três frentes restantes: busca pela classificação à Liga dos Campeões, pela presença na próxima Liga Europa e a luta para não disputar a Championship em 2020/2021. Confira a análise exclusiva de Jorge Nicola sobre a última rodada da Premier League:
Liverpool e City já estão garantidos. As duas vagas restantes são disputadas por três times, com vantagens de Manchester United e Chelsea, que só dependem das próprias forças.
O United, que soma grandes resultados desde a chegada de Bruno Fernandes, é o terceiro colocado, com 63 pontos. Está, pelos critérios de desempate, na frente do Chelsea, que tem a mesma pontuação.
O Leicester, que chegou a lutar pelo título, foi perdendo fôlego e, assim como Chelsea, perdeu dois dos últimos três jogos. É, com 62, o quinto.
Um dos grande duelos da rodada é justamente uma “final”. A entre Vardy & Cia. contra os Red Devils.
O time de Brendan Rodgers se garante na Champions só se vencer a equipe de Solskjær, que tem a vantagem do empate.
Já os Blues não terão vida fácil, já que recebem o Wolverhampton, que busca vaga na Liga Europa.
A equipe de Willian, Pulisic & Cia. ficará fora da Champions se for derrotada e o Leicester empatar com o United, pois os Foxes levam grande vantagem no saldo de gols.
Se não conseguir ir à Champions, o Leicester pelo menos está garantido na fase de Liga Europa. O Wolverhampton pode igualar aos seus 62 pontos, mas não o ultrapassará por conta do saldo de gols inferior (13 contra 28).
A luta do Wolves é para garantir a presença nos playoffs do torneio. E, naturalmente, só depende de si. Basta vencer o Chelsea para não fazer contas.
Um empate obrigará o time a torcer pelo tropeço do Tottenham, o sétimo colocado com 58 pontos e que está animado: são três vitórias seguidas. Buscará a quarta contra o Crystal Palace fora de casa.
O Spurs precisa fazer a sua parte e torcer pelo rival Chelsea. Um empate entre Blues e Wolves basta para o time de Kane e Son – caso eles vençam, naturalmente.
O Norwich, de apenas 21 pontos, já caiu – vem de nove derrotas consecutivas. A briga é para não ocupar as duas últimas vagas.
A missão do Bournemouth não é nada simples. Tem 31 pontos e ocupa a 19ª colocação. São três a menos do que o Watford, o 18º, e o Aston Villa, o 17º, que somou sete dos últimos nove pontos em grande arrancada na hora da verdade.
Os Cherries precisam vencer o Everton, que não luta por mais nada, em Liverpool. E torcer pelas derrotas de Villa e Watford, que enfrentarão West Ham e Arsenal fora de casa.
Tal configuração fará os três times ficarem com 34 pontos. E aí o que decidirá o destino do trio é o saldo de gols.
Hoje, os números são: – 26 para o Villa e – 27 para Hornets e Bournemouth.
E se acontecer um empate no saldo? O critério seguinte é o número de gols marcados. O Villa tem 40, contra 34 do Watford e 37 dos Cherries
Foto destaque: Oli Scarf/AFP via Getty Images