Futebol alemão homenageia e pede justiça a americano morto | OneFootball

Futebol alemão homenageia e pede justiça a americano morto | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Leo Urnauer·31 de maio de 2020

Futebol alemão homenageia e pede justiça a americano morto

Imagem do artigo:Futebol alemão homenageia e pede justiça a americano morto

Foi disputada neste final de semana a 29ª rodada da Bundesliga. É ainda o único campeonato dos grandes europeus que retomou os jogos após a pandemia do coronavírus.

E as partidas foram marcadas por homenagens e manifestações de apoio a George Floyd, americano negro que morreu no dia 25 de maio. A morte de Floyd gerou uma série de manifestações e protestos pelo mundo contra o racismo. No futebol, não seria diferente.


Vídeos OneFootball


Neste domingo (31), Jadon Sancho e Achraf Hakimi marcaram na vitória por 6 a 1 do Borussia Dortmund sobre o Paderborn e prestaram soliedariedade a Floyd ao comemorarem seus gols.

Marcus Thuram, atacante do Borussia Mönchengladbach, marcou dois gols na goleada por 4 a 1 do seu time sobre Union Berlin. Na comemoração, ele se ajoelhou em homenagem a Floyd, imitando gesto popularizado pelo jogador de futebol americano Colin Kaepernick em 2016 para denunciar a violência contra os negros nos Estados Unidos.

Vale lembrar que Marcus é filho do ex-jogador francês Lilian Thuram, um importante ativista político do esporte pela igualdade racial.

No sábado (30), a derrota do Schalke para o Werder Bremen por 1 a 0 não impediu que o americano Weston McKennie prestasse também a sua homenagem. Ele vestiu uma braçadeira com os dizeres “justiça para George”.

Após a partida, McKennie reforçou a mensagem em seu Instagram dizendo que o momento é de “usar a sua plataforma para ser ouvido”.


Foto de destaque: Pool/Getty Images